sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O problema do Alcoolismo

Oi gente vou falar hoje sobre este assunto tão delicado, e que infelizmente, quem mais sofre são os adolescentes.
Vou dar um exemplo de mim mesmo, por mais que eu só tenha 15 anos, aprendi a dizer mão, e sempre direi não. Por que eu sei o que é a bebida alcoólica, como e o quê ela faz. Mas percebi que é melhor dizer não depois de ter visto tantas pessoas próximas bebendo e que isso não é bom.
Sabe por que tantos adolescentes são alcoólatras?
É que parece que os pais não estão se envolvendo mais neste assunto, e ai os adolescentes aprende onde não deve o que é a bebida, aprende na rua e com os amigos que nela pertence. A rua ensina o lado que eles acham que é bom na bebida. Há bebida sara sua dor de cotovelo, faz você esquecer os problemas e entre outros... Mais eles se esquecem de dizer o lado ruim, o vicio, o problemas que surgi maior, a solidão de depois. Entrar é fácil e rápido, mais sair é mais complicado do que se parece.
O alcoólatra ele simplesmente começa tomando um copo nas festas, mais esse copo se transforma em muitos. E tenho que dizer e concordar que não é com brigas, proibições, limites, e outras prevenções que vamos fazer com que os jovens não entram neste mundo. Pelo contrário a liberdade é um ótimo caminho para aprender o Não.
Calma gente, não é assim que vocês estão achando que estou dizendo, vou me explicar. Como na escola, primeiro é o conhecimento e o ensinamento, depois o exercício e por fim a lição, lutar contra a bebida não é tão diferente. Pelo menos eu vejo dessa forma.
Quando se é pequeno, a partir dos 10 anos, ensinem seus filhos, amigos e colegas, o conhecimento. Expliquem o que é, o que significa e o que causa. Você pode até achar que a criança não vai te ouvir, mais ela vai entender mais do que você imagina. Vai explicando enquanto cresce, ensinando a dizer não e dando o exemplo. A hora do exercício é as festinha de família e escola, onde tem a bebida ( amigos levam para escola), ai ele dirá Não. E por fim a lição que é quando já esta mesmo na adolescência, assim aos quinze anos. Vai libertando-o com calma e ele vai começar a realmente a dizer não. Agora não se culpe se vier o sim, foi escolha dele. Não se perturbe.
Agora o que sempre digo, é que nunca o prenda demais, porque só piora as coisa. E também não da tanta liberdade, que assim é passar a mão. E regras não fazem mal a ninguém, só não da regras tão cultas. O que você achou da minha opinião dobre o assunto?

Um comentário: